domingo, 28 de outubro de 2007

ESTUDOS DIRIGIDOS


Estudos Dirigidos

Tema:"A Organização dos Contéudos e as Metodologias de Trabalho".

1-Defina com suas palavras o que são Temas Geradores?

São trabalhados no trabalho pedagógico,esses temas geram o desenvolvimento e o interesse na criança,e sua realidade sociocultural,seu desenvolvimento na sociedade.Os temas são trabalhados em conjunto,onde os conhecimentos vão sendo construidos coletivamente,mas respeitando os interesses individuais e o ritmo diversificado de cada criança.

2-Descreva os dois temas apresentados na seleção do Temas Geradores?

a)Temas Ciclicos:São festas,eventos,ou comemorações periodicamente celebradas,além desses temas,tem os que não acontece anualmente,que não estão ligado no cotidiano das crianças,maspor interessarem as famílias e por ter grande divulgação nos meios de comunicação,acabam sendo passada para as crianças,a experiencia real,seus valores,habitos e sua necessida de conhecer paramelhor compreender o mundo físico e social em que vivem.

b)Temas gerados pelas crianças,suas famílias,professores e outrosprofissionais da escola:E as situações vividas pelas criançasno seu dia-dia,as brincadeira,as conversas,observações,jogos;Com os pais:reuniões,entrevistas,contatos informais,isso permite a participação ativa dos pais na vida escolar dos seus filhos,essa interação com a família é fundamental:entre os educadores:reunioes,debates,contatos informais.

3-Explique cada uma das diretrizes a serem adotatdas no desenvolvimento dos Temas Geradores.

O Homem e suas diferenças:discutir com as crianças as diferenças físicas e culturais,disperta o interesse em conhecer povos diferentes,é de grande importancia discutir as diferenças de cor de pele,formato dos olhos,tipo de cabelo;mostrar a elas que eles não são inferiores à cultura branca.e esses criterios de preto e branco,rico e pobre,bonito e feio devem ser relatados na medida em que se trabalha o potencial de trodas as crianças para ocupar seu espaço na família e na escola.

Tabalho:Esse tema pode apontar a necessidade da criança de conhecer é melhor dominar o mundo dos adultos,discutir com as crianças o trabalho em diversas comunidades,questionar o papel dos homens e das mulheres na visão do trabalho, pode também se explorar os diversos tipos de trabalhos.

Família:Discutir as diferenças entre as famílias das crianças,mas garantindo a valorização de todas as diferentes famílias.
É importante trabalhar as pessoas das famílias,costumes e valores,formas de lazer,local de moradia,suas caracteristicas,"espaços da criança na casa e sua vida cotidiana,a não existencia de um modelo famíliar,(mães solteiras,pais separados,casal,segundo marido etc..).

Cidades e Campo:pode-se trabalhar o conhecimento relativo ás caracteristicas do bairro,da cidade e diferenciar do campo("roça").São conceitos referentes ao trabalho no campo,dificuldades e facilidades da vida rural,organização familiar rural,costumes,festas,brincadeiras,dessa,maneira é possivel comemorar a festa junina,conhecendo melhor o ambiente que ela se desenvolve,explorando aspectos festivos,e folcloricos,mas trabalhando o contexto social da origem.

Esses exemplos levam á constatação que mesmo iniciando o ano letivo com temas ciclicos,festas ou datas civicas,eles podem ser aplicados,de modo a considerar progressivamente a experiencia real das crianças,suas circunstancias de vida,seus valores,habitos e sua necessidade de conhecer para mellhor compreender o mundo físico e social em que vivem.

4-Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do Tema Gerador.

TEMA GERADOR:ANIMAIS

Conhecimento Social

Animais que temos em casa(domésticos)
Animais que tem na escola,
Animais que tem nos bairros,
Animais do Brasil/de outros países,
Profissionais que lidam com animais,

Conhecimento Natural

Diferentes espécies de animais,
Características de cada animal,
Reprodução,crescimento,conhecimentodas diferentes etapas da vida(cidade,campo,floresta),

Conhecimento lógico-Matématico

Relação de espécie(mesma família)
Número de filhotes referente á cada espécie,
Seriação(por tamanho,porte),

Conhecimento Linguistico

Ampliação do vocabulário,
descrição de animais,espécie,
conversas formais,
música,adivinhações , referente á animais,
Narração e produção de histórias,
Representação dos animais:dramatização,(desenho e escritados nomes)confecção dos animais com massinha,e outros.

Nenhum comentário: